dimanche 6 mars 2011

Beatbox humano: alguns dos bons de (bate)boca musical


Vai aqui uma pequena seleção de vídeos com alguns dos melhores beatboxers do planeta. Pra quem não sabe bem do que se trata, um resumo do que é o beatbox humano, bastante frequente no hip-hop: é fazer, só com a boca, a batida da música; fazer da boca um instrumento de percussão.
Mas a boca não serve só de percussão no beatbox: pode-se fazer a batida e a melodia ao mesmo tempo, às vezes envolvendo o canto; aliás, pelo pouco que conheço da coisa, parece que alguns chegam a reproduzir até três (ou quatro) sons diferentes de uma só vez.
E existem também aqueles que fazem beatbox ao mesmo tempo que tocam um instrumento de sopro.
Outros inserem na brincadeira algum instrumento que não depende da boca, o que não quer de forma alguma dizer que tudo fica mais simples.
Pra terminar, há também os (ainda) mais onipotentes que, insatisfeitos com um só acompanhamento, chamam pro ringue ainda mais instrumentos enquanto beatboxeiam.
Tanta arte – e dedicação à arte – me faz duvidar que essas mesmas bocas consigam também comer, beber, conversar, beijar..., tema que ando trabalhando em um poema que, logo que estiver razoavelmente legível, publicarei numa outra blog-nota.

P.S.: A origem da minha curiosidade pelo beatbox – e da pesquisa pra seleção apresentada – vem do vídeo abaixo, de Eklips, uma espécie de mix da história do hip-hop em uns quatro minutos:
 ...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire