samedi 8 janvier 2011

Vídeos virais e deveras vírus – celulares

Ainda na trilha dos vídeos virais, as febres de assistência internáutica, um dia encontrei este vídeo: um celular que eu achei que iria substituir praticamente tudo de que tenho necessidade, excetuando a mulher, a família, mas não o prato de comida, que eu poderia facilmente encomendar por um telefonema ou pela internet – do celular, claro (ou tim ou):
Mas hoje vi que não é lá grandes coisas o que se poderia fazer com esse tal do Mozilla Seabird, pois o Nokia N8, que só fui descobrir há alguns minutos, tem não somente tudo aquilo de que preciso mas também tudo o mais que tenho certeza que nem tentarei usar, seja por simplesmente não saber – e não ter a mínima vontade de aprender – como manejar um ou outro aplicativo, seja pelo medo de receber uma conta superfaturada no mês seguinte – por ter passado horas conectado à internet só porque não sabia que tinha de me desconectar após ter verificado meus e-mails ou o site de ajuda do meu próprio celular – , seja pela completa inutilidade – no que me concerne – da maioria dos aparatos do aparelho. Por exemplo, nosso caríssimo (…) N8, com a ajuda de um microscópio – que não é incluído no pacote – , ele pode produzir – e produziu, com fins publicitários – um belo curta-metragem, e com o menor personagem de todos os tempos:
E não é só isso, continuando com o microscópio, ele é capaz de diagnosticar a malária... Mas, na verdade, se você tiver o microscópio – que nem sei se está disponível nas lojas – , você pode ver os bichinhos brigando lá na sua mostra de sangue; daí ao diagnóstico de qualquer coisa que seja, recomendo mais que vá ao médico, deixe que peça ele mesmo o exame de sangue – caso haja necessidade – e o envie para o laboratório. No entanto, caso você não tenha acesso a nada disso (médico, laboratório, hospital), caso você esteja em, suponhamos, Uganda – como na publicidade abaixo – , reze pra que a ONU ou a Cruz-Vermelha ou sei-lá-o-quê-ou-quem tenha um Nokia N8 – com um microscópio (muito importante!) especial pra ele – e que (ainda mais importante!!!) o aparelho consiga captar uma rede de celular, embora você se encontre – obviamente – fora de área de serviço...:
E você também pode olhar o nome das suas manobras de skate no aparelho; pode fazer carinhas de robô nele; nunca mais se perder graças ao GPS; você pode até pintar parede com o seu N8 – só é necessário que essa parede seja um painel de luzes coloridas que reconheçam os raios infravermelhos do seu celular... Resumindo, o N8 oferece inúmeras e inestimáveis (…) possibilidades àquele que o adquirir; mas o melhor de tudo (mesmo!), o ponto mais vantajoso, o mais ecológico, o ponto mais infinitamente positivo – elevado ao infinito – é que a bateria do N8 pode ser recarregada por um (–: ATENÇÃO :–) hamster!!! (Será que precisa mencionar que, assim como o microscópio, o “porquinho-da-índia” também não vem de fábrica?...)
Enfim, impressionante? Sim, sem a mínima sombra de dúvida. Mas mais impressionante ainda – na minha mais sincera, sinceramente irônica e, sim, seriíssima e falsamente modesta opinião nada mais que pessoal – , o que mais me impressiona é o fato de tomarem, por carro-chefe da propaganda, a frase “It's not technology, it's what you do with it” (“Não é tecnologia, é o que você faz com isso”), acompanhada da pergunta “What will you do with it?” (“O que você vai fazer com isso?”):
Ao menos eles também expuseram sua mais sincera, sinceramente irônica e, sim, seriíssima e falsamente modesta opinião nada mais que marqueteira, pois sabem bem que a gente não sabe o que fazer com isso. No meu caso – fictício – , talvez eu fizesse as malas – incluindo ali um microscópio, um painel de luzes, um hamster e um Nokia N8 – e partisse pra Uganda, onde eu produziria um micro-metragem cujo protagonista seria uma miniatura de hamster com uma miniatura de um N8 nas suas mini-patinhas, tentando pintar, naquele desproporcional painel de luzes, “Malaria: it's not technology, it's what you don't do with it” – já que a empresa ainda oferece como prêmio um vôo com gravidade zero para os realizadores dos oito melhores vídeos filmados com o aparelho:

P.S.: O hamster – de verdade – que eu levaria comigo pra Uganda, seria pra recarregar o celular na falta de uma tomada.
P.P.S.: Ofereço de bom grado minha idéia de micro-metragem em N8 àquele ou àquela que desejar – por sua própria conta e risco – se aventurar a realizá-lo. Só peço que me envie um cartão postal lá da Uganda – ou uma foto pelo celular, que conta com uma câmera de 12 megapixels...
P.P.P.S.: Sei que meu texto deu ainda mais vontade – a alguns – de ter uma maquininha dessas nas mãos; e reconheço que talvez só o tenha escrito porque “quem desdenha quer comprar”. Azar...
If you just don't know what to do with it, don't do it;
but if you do know what to do with it, JUST DO IT...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire