lundi 10 janvier 2011

Gil Scott-Heron, Werner Herzog – e Huey Freeman (?!)

Minha idéia-prima, o primeiro fio deste texto, era só compartilhar uma descoberta bem recente, datada de um dia atrás: Gil Scott-Heron. Mas não ia dar pano pra manga, eu não poderia contar mais do que aquilo que me contava o Wikipedia. Então tinha decidido simplesmente fazer o papel da agulha - da costura e da vitrola - , atá-los à música – ao poema, ao slam – que queria mostrar, caçando um vídeo no VocêTubo e (por que não? – e como adoro esse “por que não?” entre parêteses...), no fim das contas, reproduzindo umas palavras da minha, da sua, da nossa enciclopédia livre, virtual e indispensável...
Foi aí que meu-jizuis-cristim lançou-me dos céus, das nebulosas eletrônicas, este vídeo:
Agradeço ao meu caríssimo desconhecido “jlm1973” por essa colcha de retalhos, por ter colocado as palavras de “The revolution will not be televised” (“A revolução não será televisionada”) – de Gil Scott-Heron, o padrinho do rap, Black Panther na veia – na boca do meu profeta revolucionário – fracassado – favorito, Huey Freeman, esse pequenino com um black – super – power que tanto me inspira, e, acima de tudo, entrevistado por Werner Herzog, a chave de ouro do clip, o nó cego que uniu três dos meus mais queridos visionários.
Por fim, só posso recomendar que busquem por conta própria – caso ainda não conheçam – os três: Gil Scott-Heron (jazz, soul, poesia etc., tudo de primeira e, às vezes, coisa de pioneiro - é o que dizem o Wikipedia e a minha primeira e intuitiva impressão), Werner Herzog (autor de, dentre vários filmes, alguns dos melhores documentários que já vi) e Huey Freeman (um dos protagonistas do que é o meu seriado de animação preferido, “The boondocks”).
Boa pesquisa.
P.S.: Aos fãs de “The boondocks” que estejam tão desinformados quanto eu estava, há uma terceira temporada do seriado, e que parece já estar na rede faz tempo.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire